............Aplicativo para não perder o ângulo no painel!

  • 29/09/2015 22h41
  • São Paulo

 

Durante a entre safra da seringueira (período de queda e renfolha das árvores), é recomendado que se dê um descanço as árvores.
É também nesta época que o sangrador aproveita o tempo livre da sangria para realizar os “trabalhos de entre-safra”.


Dentre estes se destacam o balanciamento de painel (troca do lado em que se fará o corte) e o bandeiramento (marcação de onde será posicionado o novo painel).

O bandeiramento tem esse nome por ser feito com o uso de um instrumento que serve de “guia” para que o sangrador acerte a angulação do painel, a chamada: "bandeira"..

A bilbiografia especializada é unânime em afirmar: o ângulo de corte é importantíssimo para uma boa sangria!

Se o ângulo estiver muito “aberto” o painel terá muita “caída”, como se diz, e consumirá mais casca do que o necessário. Com o ângulo muito "fechado", diminui-se a área de corte (com menor produção) e o latex também escorre menos, coagulando mais rápido antes que este chegue à caneca.

Por isso que os especialistas recomendam um ângulo de não mais que 37° e não menos que 32°.


Para se aferir o ângulo posiciona-se a bandeira com a ponta paralela à geratriz, esta por sua vez consiste em um risco feito para definir onde se iniciará o painel.

A geratriz por sua vez tem que seguir as imperfeições da planta, ou seja, de a planta for torta, a geratriz terá que seguir o mesmo formato.

Por esta razão é que não dá certo aplicar o “NIVEL” no bandeiramento. Ou seja, caso a árvore não seja perfeitamente perpendicular ao solo, o “NÍVEL” indicará o ângulo de forma errada.

Mas como aferir então se o sangrador utilizou corretamente a bandeira? O método mais comum é de pegar uma bandeira e aplicar uma amostragem.

Contudo, com o avanço da tecnologia chega agora uma nova forma de aferir o ângulo. E tudo o que você vai precisar é do seu smartphone.

Se trata de um aplicativo que ajuda ao produtor a medir o ângulo das imagens que ele enquadra na câmera do seu celular. O nome dessa maravília é Ângulo Medidor e pode ser obtido gratuitamente no link abaixo. Veja as imagens:


https://apkpure.com/br/angle-tool/luciscraide.com.angles

Ao ligar o aplicativo, você perceberá que ao tocar na tela, ele moverá o eixo de acordo com o seu dedo. Uma vez posicionado é só ajustar o vértice clicando no botão + (mais) ou no – (menos). O ângulo aparece no topo da tela.

No caso da seringueira, temos que considerar que o ângulo medido é o do de baixo, sendo assim, é só descontar do ângulo de 90 o valor indicado na tela e assim obten-se a “caída” do painel.


Por exemplo, na imagem abaixo nota-se um ângulo de 55°, ou seja 90° - 55° = 35°. Estando esta bandeira marcada com uma angulação de 35°

Baixe o aplicativo e faça um teste!



_________________________________________________________________________

Diogo Esperante
Gerente de Projetos pós-graduado pela FEA-RP/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) atua no setor da Borracha Natural a 8 anos e atualmente integra como Analista de Mercado a Equipe de Gestão do Grupo Hevea Forte (hev
eaforte.com.br). Além de consultor, gerencia a propriedade familiar Fazenda Morada da Prata no interior de São Paulo e em Minas Gerais. Membro da Câmara Setorial da Borracha Natural Paulista, Diretor de Divulgação da APABOR, Diogo preside o Conselho Deliberativo da mesma instituição e escreve quinzenalmente neste espaço.