Previsões para o mercado da borracha

  • 19/06/2016 10h15
  • São Paulo



As previsões para a demanda mundial pela borracha natural devem permanecer baixas para o restante deste ano de 2016 em razão das incertezas economicas globais. Em particular, a demanda da China pode ser afetada porque os EUA começaram a erguer, neste mês de junho, as taxas de anti-dumping para alguns pneus chineses.


Com relação a oferta de borracha natural, um pequeno e insignificante aumento é esperado para o restante do ano.

Baseados nos dados atualizados até março e com projeções até o final do ano, a oferta mundial deve crescer apenas 0,3% em 2016, contra 0,8% em 2015 e 5% em 2014.


Apesar da expansão na área produtiva,uma queda na produtividade média deve prejudicar o volume final ofertado. Preços em baixa, intempéries climáticas e outros fatores devem criar mais pressão sobre as médias de produtividade deste ano.  


Em suma, o clima negativo do Mercado - antecipando a baixa na demanda - deve ser absorvido pelo crescimento quase zero da oferta mundial.


No entanto, fatores não fundamentais podem influenciar a borracha natural negativamente.


Enquanto as incertezas sobre o mercado de petróleo continuam altas, os preços da borracha natural não devem ganhar força da alta do pretróleo (ao menos para os próximos 3 meses – Junho à Agosto).


Em antecipação a um possível movimento de alta dos juros pelo governo Americano, Fundos de Investimento devem continuar se afastando do mercados Asiáticos aumentado a taxa de câmbio nestes países até o final deste ano. Taxas de câmbio em alta nos países exportadores ajudam aos agentes a oferecerem borracha a preços mais competitivos.

Mais especificamente, taxas de câmbio em alta pressionam o preço da borracha natural para baixo.

Em conclusão, a borracha natural não tem bases sólidas para um aumento nem dos fatores fundamentais (oferta-demanda), nem dos não-fundamentais (petróleo e câmbio) para os próximos 3 meses.

Jom Jacob
Econimista Senior da ‎ANRPC - Association of Natural Rubber Producing Countries

Texto original:
https://www.linkedin.com/pulse/crude-oil-hits-us50-what-could-its-implication-natural-jom-jacob?trk=prof-post

Tradução Livre: Diogo Esperante (Tradução feita sob autorizada expressa do Autor. Para uso Educacional. Publicada originalmente em http://www.seringueira.com.br/noticia_seringueira_200616.php)

Edição: Diogo Esperante
Gerente de Projetos pós-graduado pela FEA-RP/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) atua no setor da Borracha Natural a 9 anos e atualmente integra como Analista de Mercado a Equipe de Gestão do Grupo Hevea Forte (heveaforte.com.br). Além de consultor, gerencia a propriedade familiar Fazenda Morada da Prata no interior de São Paulo e em Minas Gerais. Cordenador da Comissão de Políticas Publicas da Câmara Setorial da Borracha, escreve semanalmente neste espaço.